domingo, 1 de junho de 2014

O altar cigano


Muitas pessoas pensam que pelo fato de fazerem dança cigana, são obrigados (as) a ter em sua casa um altar. Na realidade não são. Mas o fazem pela simpatia que tem com a cultura, com os costumes e pelo amor, respeito e admiração que adquirem por Santa Sara Kali.

Pois bem, caso resolva ter o seu, você pode. E de fato, não há uma regra determinando como deve ser seu altar. Nesse caso, e como na maioria das vezes em nossa vida, se deixe levar por sua intuição.
Mas há objetos que podem sim ser colocados nele. Mas para isso, é preciso que você entenda o significado de alguns. E daí havendo simpatia pelo mesmo. Você pode adquiri-lo.

Punhal: O punhal cigano é usado em duas ocasiões. Na dança, e no altar. Para ambos os casos, é usado para limpeza. Portanto, se há alguma situação que você deseja que seja expurgada, você poderá usar seu punhal. No altar, não há necessidade dele ficar desembainhado. E fato importante. O punhal usado no altar, não deverá ser o mesmo da dança. São propósitos diferentes.

A taça: Algumas pessoas a enchem com vinho, outras com água. Fica a critério. Lembrando que para ambos os casos, o líquido ficará por algum tempo apenas, realizando a função de limpeza também.

Cristais: Os cristais podem ser colocados no seu altar como representação do elemento terra. Ou somente pela atração que sentir por determinado cristal. São vários os minerais, e cada um tem seu significado. Vale estudar um pouco antes. Mas em geral, se sua intuição pedir por determinado cristal, significa que seu corpo ou sua casa estão precisando dela naquele momento. Mas caso não tenha nem um em especial. Recomendo o cristal de quartzo e a ametista. Sendo o quartzo um excelente emanador de energias, e a ametista, a pedra da espiritualidade e transformação.

O tacho: Simboliza a fartura. Você pode colocar frutas dentro, pétalas de rosas, moedas...o que lhe disser a intuição. Lembrando que se colocar frutas, deverá depositá-las num jardim, depois de um tempo. 

Moedas: Os ciganos dizem que é sempre bom ter moedas antigas e correntes no altar. Porque simboliza que não são presos ao dinheiro, (antigas) e são amigos dele, porém não deixam de precisar do mesmo. (moedas correntes).

No mais, deixe sua intuição dizer o que terá no seu altar...suas cartas, alguma imagem de cigano que gostou...E claro!  A imagem de santa Sara. Fundamental.




Nenhum comentário:

Postar um comentário