quinta-feira, 26 de junho de 2014

09 Motivos para você começar a dançar



1. Você mais magra

Dançar é uma forma divertida de acabar com quilinhos extras. "É possível gastar até 500 calorias (o mesmo que uma barra grande de chocolate) em uma aula de dança de salão", diz a fisiologista do exercício Cláudia Zamberlan, de São Paulo.

2. Autoestima nas alturas
Não há nada melhor do que ter prazer em dançar e se sentir capaz de executar passos e coreografias. Quem nunca se sentiu poderosa arrasando na pista? "Com a elevação da autoestima, você também afasta a depressão", diz Cláudia.

3. Novos amigos
Conversar sobre a coreografia pode ser o começo de uma grande amizade. "Os alunos também combinam de sair para dançar, formando um círculo de amizade muito forte", diz o professor de samba-rock Moskito. Arriscar os passos também ajuda os tímidos a se soltar mais e fazer novos amigos!

4. Mais saúde
Com alguns quilos a menos, você também evita muitos problemas relacionados ao sedentarismo, como diabetes e hipertensão. Além disso, os passos e pulinhos da dança fortalecem os ossos, dando um chega para lá na osteoporose.

5. Melhora a memória
Para executar os passos, você precisa decorar a sequência e os giros certos. Um exercício e tanto para o cérebro! "Gravar a dança e a música estimula o sistema neurológico, o que turbina a memória", diz Claúdia. Para nunca mais dar branco!

6. Xô, estresse!
Dançar estimula a liberação de dois neurotransmissores, endorfina e serotonina, ligados à sensação de bem-estar e prazer. Além disso, se mexer diminui a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Espante a tensão!

7. Corpo durinho
Não é à toa que as dançarinas têm pernões de causar inveja. "Se deslocar, agachar ou levantar trabalha as panturrilhas, as pernas e os glúteos. Para executar os giros, o abdômen se contrai", afirma a fisiologista. Os braços, em geral, não são tão trabalhados, mas ficam muito melhores se comparados com os de quem não faz nada. Fica a dica.

8. O coração agradece
Os passos e rodopios fortalecem o músculo cardíaco, que precisará trabalhar menos para fazer as mesmas funções. Resultado: você vive mais! "Dependendo da pessoa, da regularidade e da intensidade, dançar reduz os batimentos de 90 para 70 vezes por minuto", completa Cláudia.

9. Mais benefícios. Oba!
Para fazer bonito na pista ou no salão, você precisa ter uma boa postura (adeus, dor nas costas!). Dançar também desenvolve equilíbrio, flexibilidade e coordenação. "Pessoas descoordenadas tendem a sofrer mais lesões e se cansam mais", conclui Cláudia. Você ainda tem dúvidas de que dançar faz muito bem?
Do site: www.mdemulher.com.br

Nossas aulas são sempre as segundas feiras. Das 19h30 às 21h00.
Endereço: R- Dr. José Ferraz de Magalhães Castro, nº 155 Vila Rosa - SBC - SP Fone: 4343-6889
Venha participar!!!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

A saia Cigana


Suas roupas representam um dos aspectos mais importantes de sua cultura, pois além do significado próprio das vestes dentro dos costumes ciganos, traduzem também uma obediência às tradições do passado e uma das formas de mantê-las vivas ao longo do tempo. A cultura cigana é uma referência à um clã de pessoas que são nômades em essência, e se espalharam por todo o mundo. São encontradas tribos ciganas em toda a Europa e Ásia, e em algumas partes da América. A vestimenta cigana tradicional foi formada nos séculos 15 e 16, e caracteriza-se por vários aspectos diferenciados.

A vestimenta cigana tradicional feminina caracteriza-se por uma saia longa, frequentemente até os pés. A saia é geralmente feita com um material esvoaçante, e balança quando a mulher caminha ou dança. A parte superior geralmente é uma peça larga de tecido de linho ou algodão. Ou, a roupa pode ser um vestido, com a saia até os calcanhares também. As mulheres usam saias longas, geralmente até os tornozelos, numa demonstração de recato e ao mesmo tempo sedução. Acham desnecessário expor o corpo no pressuposto de que tudo que é muito fácil é desvalorizado. As blusas não possuem decotes ousados, as saias são rodadas e fartas, usando as ciganas mais ricas várias saias sobrepostas. O colorido é o forte atrativo de suas roupas. Muitas gostam de xales, fitas, rendas, possuindo um significado simbólico dentro de cada família cigana. As mulheres ciganas são muito vaidosas e faceiras, usando a discrição das roupas para fascinarem. As mulheres casadas usam o diklo, lenço de seda no cabelo, as solteiras não. O lenço não precisa cobrir todo o cabelo, mas apanhar um tanto do cabelo. Se uma mulher casada retira o lenço em público ou deixa de usá-lo isto é encarado como de mau agouro, desrespeito ao marido ou chamamento de viuvez.

A saia é o traje principal de uma cigana assim como os corpetes ou vestidos, a saia é a essência de uma cigana e as cores revelam sua personalidade.
Para evitar acidentes durante o bailado e coreografias, as ciganas usam sobre-saias até em número de sete. Daí, ciganas estereotipadas como as das novelas e filmes nada têm a ver com a realidade. Na dança, o cigano procura desenvolver uma relação telúrica, conectar-se com a natureza e deixar fluir para a superfície física do ser, todos os sentimentos mais íntimos. Assim, nota-se perfeitamente o sinal de êxtase de uma cigana ao rodopiar e fazer seus movimentos gentis, ao sacudir seu pandeiro ou ao som do atrito das castanholas. Para o cigano, dançar é celebrar a vida, a existência e se ligar a Deus.

Na Rússia, Hungria e Romênia, a dança consiste em movimentos alternados dos ombros, acompanhados ao movimento das saias/ou lenços, ás vezes estalam os dedos e de acordo com o ritmo da música é utilizado o pandeiro (adornado com fitas coloridas), usam botas devido ao clima local.


Quanto a cores, escolha a que lhe chamar a atenção. E não se preocupe em ter que combinar cores. Mas também não ache que é alegoria de escola de samba. No geral, colocamos cores afins. E CAPRICHAMOS nos acessórios. Como flores, pulseiras, colares etc... Os ciganos são alegres por natureza, então coloque em suas roupas e acessórios toda essa alegria!

domingo, 1 de junho de 2014

O altar cigano


Muitas pessoas pensam que pelo fato de fazerem dança cigana, são obrigados (as) a ter em sua casa um altar. Na realidade não são. Mas o fazem pela simpatia que tem com a cultura, com os costumes e pelo amor, respeito e admiração que adquirem por Santa Sara Kali.

Pois bem, caso resolva ter o seu, você pode. E de fato, não há uma regra determinando como deve ser seu altar. Nesse caso, e como na maioria das vezes em nossa vida, se deixe levar por sua intuição.
Mas há objetos que podem sim ser colocados nele. Mas para isso, é preciso que você entenda o significado de alguns. E daí havendo simpatia pelo mesmo. Você pode adquiri-lo.

Punhal: O punhal cigano é usado em duas ocasiões. Na dança, e no altar. Para ambos os casos, é usado para limpeza. Portanto, se há alguma situação que você deseja que seja expurgada, você poderá usar seu punhal. No altar, não há necessidade dele ficar desembainhado. E fato importante. O punhal usado no altar, não deverá ser o mesmo da dança. São propósitos diferentes.

A taça: Algumas pessoas a enchem com vinho, outras com água. Fica a critério. Lembrando que para ambos os casos, o líquido ficará por algum tempo apenas, realizando a função de limpeza também.

Cristais: Os cristais podem ser colocados no seu altar como representação do elemento terra. Ou somente pela atração que sentir por determinado cristal. São vários os minerais, e cada um tem seu significado. Vale estudar um pouco antes. Mas em geral, se sua intuição pedir por determinado cristal, significa que seu corpo ou sua casa estão precisando dela naquele momento. Mas caso não tenha nem um em especial. Recomendo o cristal de quartzo e a ametista. Sendo o quartzo um excelente emanador de energias, e a ametista, a pedra da espiritualidade e transformação.

O tacho: Simboliza a fartura. Você pode colocar frutas dentro, pétalas de rosas, moedas...o que lhe disser a intuição. Lembrando que se colocar frutas, deverá depositá-las num jardim, depois de um tempo. 

Moedas: Os ciganos dizem que é sempre bom ter moedas antigas e correntes no altar. Porque simboliza que não são presos ao dinheiro, (antigas) e são amigos dele, porém não deixam de precisar do mesmo. (moedas correntes).

No mais, deixe sua intuição dizer o que terá no seu altar...suas cartas, alguma imagem de cigano que gostou...E claro!  A imagem de santa Sara. Fundamental.